A solenidade de encerramento do curso de culinária, de peixes e frutos do mar, promovido pela MARAMATA, sob a orientação deste blogueiro, ocorreu ontem, dia 09/06, às 19hs, no restaurante Dom Eduardo, no Parque de Exposições. Compareceram ao ato festivo o prefeito municipal Newton Lima, o vereador Marcos Flávio, representantes da imprensa regional e convidados dos catorze concluintes do curso. O prefeito municipal procedeu a entrega dos diplomas e brindes (conjunto de facas) oferecido por Supermercados Meira e encerrou a parte formal da solenidade. Usaram da palavra o monitor do curso, os alunos Dra. Nélia Maria Santos de Oliveira Hudson (juíza do Trabalho) e Walmir Rosário (Assessor de Imprensa do Município de Ilhéus) e o prefeito Newton Lima. A seguir foi servido um jantar preparado pelos concluintes do curso, composto de quatro entradas e um prato principal: Guacamole com camarões (cozinha mexicana), Ceviche de peixe (cozinha peruana), Iscas de peixe com molho Bourguinone (cozinha francesa) e Crostine de frutos do mar (cozinha italiana); o prato principal foi a tradicional Moqueca de arraia com banana-da-terra cozida e pirão de farinha de mandioca com camarões cozidos. Um novo curso, sob o mesmo tema, tem seu início previsto para o mês de julho. As bebidas foram patrocinadas por C.M. Distribuidora de Bebidas Ltda. As aulas do curso ocorreram na cozinha do Restaurante Don Eduardo, onde também aconteceu a solenidade de encerramento.
Um novo curso está previsto para ter início no mês de julho. As matrículas serão encerradas no dia 27 e haverá reunião com os alunos no dia 29 do corrente para definir dias, horário e cardápio. O proprietário do Hotel Jardim Atlântico (o amigo Júnior) franqueou as dependências do aludido hotel para a realização do curso.
Após o encerramento do segundo curso serão abertas para um novo em local a ser escolhido. No próximo ano haverá novos cursos versando sobre carnes, aves, massas e caças (animais silvestres criados em cativeiro ou a oficialmente permitida pelo IBAMA).
A MARAMATA estará discutindo com o prefeito a possibilidade de implantar curso especial de música instrumental, voltado para jovens estudantes de baixa renda bem como a formação de um coral. Estarei estabelecendo contacto com o maestro Leto Nicolau visando sua colaboração para tal iniciativa que, sem qualquer dúvida, contribuirá para estimular a formação de novos talentos da nossa Cidade. Tal tipo de atividade, também, está prevista no item I do Art. 2º, Capítulo II, do Estatuto da entidade.