Quem sou eu

Minha foto
PROVE SEU AMOR POR ILHÉUS. NÃO VOTE EM LADRÃO, OPORTUNISTA OU DESPREPARADO

quarta-feira, 4 de julho de 2012

ASSIM FALOU ZARATUSTRA


Com este título o famoso filósofo alemão Nietzsche escreveu um livro, que após traduzido, foi publicado pela Editora Companhia das Letras, de São Paulo.
Zaratustra ou Zoroastro teria nascido na Pérsia, no século VI- A.C., e foi o reformador da religião conhecida como mazdeísmo – antiga religião da Média. Tal religião – O ZOROASTRISMO - caracterizava-se por dois princípios supremos – O BEM E O MAL. Este sistema religioso-filosófico repousa no postulado básico de uma contradição dualística, a do bem e a do mal, inerente a todos os elementos do universo.  
O ZOROASTRISMO prescreve a fé em um único deus, AHAURA MAZDA ou ORMUZ. Tal divindade seria o criador e guia absoluto do universo. Dele emanam, seis espíritos, os Amesas Spenta, Vohu-mano, Asa-Vahista,  Khsatra Varya, Spenta Aramaiti, Haurvatat e Amertat, que juntamente com AHAURA MAZDA, travam luta permanente contra o princípio do mal, ANGRA MAINYU, ou ORIMÃ, que por sua vez se faz acompanhar por entidades demoníacas: mau pensamento, mentira, rebelião, mau governo, doença e morte.
Desse modo AHAURA MAZDA, auxiliado pelos seis espíritos do bem, trava luta permanente contra o mal, personificado por ANGRA MAINYU e as entidades demoníacas. Embora AHAURA MAZDA seja um deus único ANGRA MAINYU encarna as forças do mal e por isso recebe combate permanente das forças do bem. Embora os indivíduos tenham liberdade para decidir-se pelo mal poderão vir a ser castigados após a morte, enquanto os praticantes e seguidores do bem tornam-se merecedores de recompensas divinas. Como se pode observar o Zoroastrismo era uma religião maniqueísta que indicava apenas dois caminhos a seguir, o do bem e o do mal, sendo que o bem sempre triunfaria.
Sem querer aprofundarmo-nos na análise de tal religião, nem mesmo compará-la com qualquer outra existente, parece-nos que a população de Ilhéus está na eminência de converter-se, em sua totalidade, ao ZOROASTRISMO. Também não queremos apontar onde estariam localizadas as forças do mal e as do bem. Dotados de livre arbítrio, os ilheenses terão que escolher, nas próximas eleições, sem outras opções viáveis, entre Jabes e Carmelita. A cada eleitor caberá avaliar o que é melhor para a nossa cidade, levando em consideração quem encarna as forças do bem e as do mal.
AFINAL DE CONTAS ILHÉUS CONVERTEU-SE AO ZOROASTRISMO. ASSIM FALOU ZARATUSTRA.